![]() |
Fonte: Internet |
sexta-feira, 9 de março de 2012
A ordem dos 4 P's do Marketing
Certa vez em sala de aula um aluno abordou que os 4P's seguem uma ordem definida, uma afirmação que me vez pensar a respeito. Tudo bem que para uma execução correta, o Produto sem dúvida é o primeiro P, diria que é a materialização da necessidade no momento em que a mesma é identificada. Agora definir a ordem dos outros 3 P´s tende a variar de acordo com a estratégia. Descobrir onde existe uma "brecha" para a implantação deste produto, por exemplo é uma forma de levá-lo à Praça, mas para isto será necessário que o Preço já esteja estabelecido e esta precificação tenha relação de equilíbrio entre a concorrência proporcionando oportunidade de barganha pelo consumidor, por fim ficamos com último composto de Marketing que é a Promoção, premissa básica para o alavancamento do Produto em seu segmento. Mas com estratégias cada vez mais inusitadas esta ordem seria a mais adequada? Com o e-commerce será que esta estratégia seria tão simples assim? O que conta no final é o plano de ação mais ajustado, adequado e alinhado com os interesses da empresa.
Por: Jerônimo Pires
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário