Alguns segredos do Marketing de Conteúdo
A criação e distribuição de conteúdos, ou o que é chamado de
anglo-saxões termos “marketing de conteúdo” está vivendo uma época de
ouro. A Internet e a facilidade com que podemos gerar e distribuir
conteúdo valioso para “trabalhar” em benefício de nossa marca tem feito
milhares de empresas ao redor do mundo fortemente abraçar esta
modalidade. Agora, o que exatamente é o conteúdo? Ou em outras palavras,
que tipo de conteúdo que uma empresa deve promover? Neste artigo, vamos
explicar os tipos de conteúdo e suas principais diferenças.
Do ponto de vista estratégico, precisamos
entender o ”Marketing de Conteúdo” como mais do que um post em nosso
blog corporativo, mais de um whitepaper publicado ao longo do tempo. O
marketing de conteúdo deve incluir um conjunto completo de ações destinadas a
beneficiar a nossa empresa ao longo do tempo.
Temos de ser capazes de entender e criar conteúdo
que corresponde aos termos e Pontos-chave do nisso nicho de mercado, as
habilidades necessárias para entender o nicho, e para entender como ele difere
do nosso concorrente. Vamos ver que tipo de conteúdo que estamos falando.
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Fonte: Internet |
QUAL É A SUA
MENSAGEM CENTRAL?
Algumas empresas cometem o erro de criação de
conteúdo para o único propósito de criação de conteúdo. Eles não têm um plano
concreto e só escrevem posts de forma aleatória e, em seguida, publicam no site
da empresa.
Antes de embarcar em uma campanha de marketing de
conteúdo, você tem que avaliar o conhecimento que você tem e se tem ou não uma
audiência on-line para esse conteúdo. Pergunte-se: “Para transmitir quais
mensagens estou mais qualificado?”.
QUEM É MEU
PÚBLICO-ALVO E ONDE ELE ESTÁ
Você pode criar o melhor som do mundo, mas será
inútil a menos que o jogue em direção às pessoas certas. Isso não é novidade –
mas é um erro que muitas empresas fazem quando publicam conteúdo.
Quanto maior o público que atingir, maior será o
impacto da sua mensagem. É muito mais eficaz dirigir uma única mensagem para um
público específico ou criar várias mensagens, cada uma projetada para impactar
um público específico.
CONTÉUDO QUE
CONSTRÓI A CONFIANÇA
Um dos nossos principais objetivos ao criar
conteúdo, deve ser construir a ponte entre o ser conhecido para se tornar uma
marca que você pode confiar. Enquanto SEO pode ajudar a construir o
primeiro pilar será o conteúdo de qualidade que irá cimentar o
resto. Nesta seção, vamos encontrar:
·
Conteúdo
How-To: guias ou artigos em que se dão conselhos ou
explicar como podemos fazer mais de um produto ou serviço.
·
Comentários:
coletar e publicar comentários que os nossos clientes e usuários da web
postaram em diferentes ambientes.
·
Testemunhos: publicação
de testemunhos e opiniões de nossos clientes e assim construir a confiança.
·
Artigos: Se
tivermos tempo, podemos escrever para outros sites, publicações, revistas o
mesmo no nicho da nossa empresa.
CONTEÚDO GERADO
PELOS NOSSOS CLIENTES
Envolver nossos clientes na geração de conteúdo
aumenta sua lealdade e fidelidade, para criar uma comunidade em torno de nossa
marca e melhorar os nossos resultados.
·
Referências
e comentários: Incentivar os clientes a escrever sobre nós
em outros sites. Para gerar discussão em torno de temas específicos, para
engajá-los em uma conversa que gira em torno de nossa marca.
·
Histórias
de sucesso: quando um cliente está realmente satisfeito
com o serviço que nós fornecemos, podemos convencê-lo a participar de uma
“história de sucesso”, destacando o cliente no uso do seu produto.
CONTEÚDO GERADO POR
OUTRO
Uma das coisas mais importantes que se tem que
levar em conta é que atualmente ninguém gosta de ser constantemente bombardeado
com publicidade, auto-elogio e autopromoção. Nós não somos os únicos
capazes de gerar conteúdo de qualidade, e se criar a comunidade em que a
publicidade e autopromoção se destacada demais, teremos sérios problemas.
Devemos criar conteúdos como:
·
RSS
personalizados: Começamos por criar um feed RSS que reúne as
principais fontes de informações e notícias o nicho de mercado.
·
Share: Compartilhar
conteúdo de outros na nossa página de Facebook, retweets que os outros dizem, e
geralmente reconhecem a qualidade do conteúdo criado por outras pessoas ou
empresas, é uma das melhores maneiras de construir a confiança e se engajar na
comunidade.
·
Ferramentas como Storify, por exemplo, nos permitem
gerar um artigo baseado no que está sendo dito em sites de redes sociais sobre
um determinado tema. Com um pouco de paciência, capacidade analítica e de concentração,
podemos criar grandes histórias com base em questões e preocupações
compartilhadas pelos nossos clientes.
CONTEÚDO QUE
CONVERTE
Se até agora têm falado de conteúdo que nos ajuda a
nos posicionar como uma marca, nesta seção temos que incluir o tipo de conteúdo
que muitas vezes se traduz em vendas, ou seja, lá o que é o conteúdo, que
converte.
·
Eventos: participar
ativamente em eventos, conferências e seminários. é uma das melhores
formas não apenas de nos fazer conhecidos, mas para vender a nossa ideia.
·
Resultados: nada
fala mais de nós que a evidência de um trabalho bem feito e resultados
concretos. O fornecimento dessas informações pode ajudar a valorizar a nós
mesmos mais positivamente como uma opção.
USE DADOS EM TEMPO
REAL PARA DESCOBRIR AS TENDÊNCIAS
A Web em tempo real é o barômetro final para
notícias e eventos. Examine dados em tempo real, tanto externos (por exemplo,
as tendências do Twitter) e internos (por exemplo, as visitas ao seu site para
uma determinada pesquisa). busca.
No marketing de conteúdo, a marca não é apenas um
objeto de segundo plano, pois faz parte de todo o planejamento de um roteiro de
cinema ou televisão, e sua interação entre elenco e apresentadores . Quando uma
marca de cerveja aparece na mesa de um personagem de novela, o anunciante deixa
de ser apenas um anunciante, e passa a ser considerado um co-produtor, pois seu
produto está incorporado ao roteiro.
E pra terminar, tenha em mente que, se você planeja
usar o seu conteúdo como uma ferramenta de marketing, então você tem de se
comprometer a fornecer um fluxo constante de conteúdo. Um artigo ou vídeo não é
uma estratégia de conteúdo… é um tiro no escuro. A falta de conteúdo na maioria
das vezes é considerado uma falta grave, ninguém gosta de visitas sites que não
tem nada de novo a oferecer.
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