Por: Alberto Valle
Definir qual o melhor horário para o envio de e-mail
marketing parece ser uma das principais razões para o sucesso de uma
campanha, mas descobrir isso nem sempre é uma tarefa fácil.
Esse é o tipo de discussão que ocorre quando se fala
em e-mail marketing, mas achar que existe uma resposta padrão para todos é
desconsiderar as características individuais de cada público.

O melhor horário para envio de email
marketing vai depender muito do tipo de público alvo da campanha e até
mesmo do produto ou serviço oferecido na mensagem. A taxa de abertura de
uma campanha de e-mail marketing e a taxa de conversão dessa campanha
estão diretamente relacionadas à propensão do público-alvo em interagir com
essa mensagem e por isso, a primeira coisa a ser feita é estudar os hábitos de
leitura de email marketing do público-alvo da campanha.
O melhor horário para o
envio de e-mail marketing depende do público
Para determinar o melhor horário para o disparo da
sua campanha de e-mail marketing em primeiro lugar você deve se
colocar no lugar das pessoas para as quais você está enviando a mensagem. O que
esta pessoa estará fazendo e qual a sua propensão a consumir a sua mensagem.
Entre os aspectos que devem ser observados para a
determinação do melhor horário para envio de e-mails ei citaria:
Profissão – Pessoas que trabalham diretamente em um computador
tendem a ler e-mails com mais frequência e por isso o horário comercial seria o
mais indicado. Pessoas que não tem acesso tão imediato assim, tendem a ler seus
e-mails após o expediente comercial.
Mensagem – Dependendo do tipo de oferta, os finais de semana
podem ser mais indicados para o disparo. Pacotes de férias, por exemplo, tendem
a ter uma ótima resposta nesses dias, independentemente do horário.
Idade – Algumas pesquisas mostram que o melhor horário para
envio de e-mails marketing para o público jovem é o final da tarde, pois este
público costuma acessar suas caixas de e-mail neste horário. Durante o dia
estão muito ocupados nas redes sociais.
Algumas pesquisas mostram que os horário para envio de
email marketing que apresentam a melhor resposta se situam entre 10h e 12h
ou então à tarde, entre 14h e 16h, já que a maioria das pessoas que trabalham
verificam suas mensagens em horário comercial e nesses horários já devem ter
feito a famosa limpeza da caixa de e-mail.
Monitoramento dos melhores
horários para envio de e-mails
Outra medida para determinação dos melhores horários para o
envio de e-mails é o monitoramento das campanhas pelo painel de estatísticas da
empresa de disparo. No painel de ações você pode identificar o horário exato em
que sua campanha obteve maior receptividade e conjugando essa informação com as
informações sobre conversões no Google Analytics, você tem uma visão exata dos
resultados da campanha. É o que falamos em nosso curso de Marketing
Digital, uma campanha com monitoramento afinado pode nos dar informações
valiosas para o aperfeiçoamento de outras.não
Portanto, temos a resposta para a pergunta. Para determinar
qual o melhor horário para envio de e-mail marketing, o primeiro passo é
conhecer o seu público-alvo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário