terça-feira, 19 de junho de 2012




Conteúdo, entenda porque isso é tão importante?

Montar o conteúdo de um site não é tarefa fácil.

Algumas pessoas podem pensar: Porque não? Basta descrever o produto, certo? Errado.

O conteúdo não serve apenas para “descrever” um produto, isso qualquer pessoa que leia o manual de instruções pode fazer muito bem. O objetivo do conteúdo de um site é “vender” o produto, torná-lo mais atraente para o visitante, não apenas descrevê-lo. Existem formas e “formas” de descrever um produto.
Então vamos lá, vejamos algumas diferenças:

“Sony Cyber-shot DSC-WX7. Imagens em 3D, gravação de filmes em Full HD (AVCHD) para reprodução em TVs de alta definição e fotos panorâmicas em 2D e 3D para capturar todo o horizonte. E tudo de maneira muito simples”.

“Redesenhada recentemente com uma silhueta sofisticada, em cinco cores excitantes, a câmera digitalCannon PowerShot A3300 IS possui todo o poder que você precisa para capturar a sua vida do seu jeito”

“A câmera digital Sony Cyber-shot foi feita para quem adora fotografar, mas também quer marcar presença. Disponível nas cores prata e violeta, desenvolvidas exclusivamente para o Brasil”.

Vamos ignorar o primeiro anúncio, certo? Ele só está aí só para te lembrar a forma como você vem expondo os seus produtos atualmente.
Agora, qual das duas descrições lhe parece mais atraente? Por quê?
Embora a apresentação da Sony seja clara e precisa, até mesmo sugestiva, o texto da Cannon é, sem dúvida alguma sedutor.
É até engraçado pois o início do texto, apesar de um clara alusão de que não é um modelo novo, mas uma nova versão, os termos, silhueta sofisticada, cores excitantes, a sua vida do seu jeito brincam com a imaginação do visitante, despertam a vontade de comprar um produto tão atraente.Isso é o que um bom conteúdo faz por você e seu produto.

Elaborar o conteúdo de um site não é se sentar na frente do seu computador e contar a historia da sua empresa, ou copiar manuais de instruções.
Como eu já disse antes, é o conteúdo que vai fazer com que os visitantes do seu site se tornem algo mais, é o conteúdo que vai seduzi-los ou afastá-los.

Por isso é tão importante saber exatamente o que fazer ao criar ou renovar um site.
Conteúdo é a alma do negócio, é o seu vendedor do mês, é seu cartão de visitas e cartaz de boas vindas.
Ignorar a importância do conteúdo e sobrecarregar o seu site com imagens dos produtos é um erro comum que muitos proprietários de lojas virtuais cometem.
A maioria dos proprietários de lojas não virtuais, compram os produtos, se certificam de que os mesmos estão expostos de forma adequada, de que os vendedores conhecem os produtos e pronto.
Em lojas virtuais a ausência dos simpáticos e alegres vendedores deve se compensada pelo conteúdo de texto que vai seduzir o visitante exaltando as qualidades do produto e não apenas descrevendo-as.



Por: Felipe Martins

Em uma loja virtual, onde não há contato físico do consumidor com os produtos comercializados, é indispensável que o lojista trabalhe muito bem a descrição dos itens disponíveis na http://ecommercenews.com.br/wp-content/uploads/2012/05/digitando-em-teclado-294x194.jpgloja, buscando ampliar o interesse dos clientes pela negociação.
A importância de uma boa descrição em um produto ultrapassa a necessidade de apresentá-lo ao consumidor. Tais informativos auxiliam, inclusive, nas estratégias de marketing digital em sites buscadores, SEO, possibilitando o alcance de potenciais clientes através das informações descritas.
Para que sua loja tenha descrições interessantes, diferenciadas e exclusivas, seguem algumas dicas que valem à pena aplicar em seu e-commerce:
1. Nada de conteúdo (re)publicado
Além de prejudicar o posicionamento em buscas orgânicas, publicar informação de terceiros na descrição de produtos é um problema grave, inclusive de fabricantes. Isso porque, quando o cliente acessar as pesquisas da web sobre este produto, encontrará informações idênticas e muitas vezes inúteis para o seu perfil. Portanto, trabalhe as questões que mais se enquadram no interesse de seus consumidores; para informações mais técnicas, apresente o link do fabricante;
2. Descreva com criatividade
Apresente o produto com criatividade ao seu público consumidor. Além da forma exclusiva de falar do produto, mostre ao cliente os benefícios deste em seu dia-a-dia, bem como as condições e vantagens em adquiri-lo. Por exemplo: “Com este tênis suas corridas matinais não serão as mesmas…”;
3. Preze pelas palavras-chave
Trabalhar as palavras-chave nos textos de descrição é de grande importância para o bom posicionamento da loja virtual nos buscadores. Além disso, apresentar a marca do produto na descrição pode facilitar a busca do consumidor. Por exemplo: “Adquiria o mais novo tênis Nike Shox…”;
4. Informações detalhadas e importantes
Mostre ao consumidor informações que interessem a ele, detalhe o produto através do texto, de forma a completar as imagens. Por exemplo, explique as texturas, as medidas e todas as características úteis do produto: “Este tênis possui leveza e durabilidade, com a tecnologia que só a Nike tem…”. Obs: evite dados muito técnicos; nesse caso, apresente o link do fabricante;
5. Descrição objetiva
Como já dito, apresente ao consumidor exatamente aquilo que ele deseja saber. Evite descrições muito longas e informe-o de maneira objetiva. Exemplo: “Este tênis, com quatro molas traseiras, amortece o passo e proporciona mais conforto ao caminhar…”
A descrição do produto é uma forma de aproximar o consumidor das mercadorias e proporcionar segurança a ele, facilitando o processo de negociação. Aposte em descrições bem trabalhadas e exclusivas, seu cliente agradece!
Sobre Felipe Martins: Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Com ênfase em pequenas e médias empresas atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis. 




Neste mundo virtual em expansão é importante estar atento às novidades e as melhores formas de abordagem para que uma ação de Marketing Digital não seja um "Tiro no Pé", separei este texto bastante rico em conteúdo e estou aqui dividindo com vocês, espero que gostem!


Definir qual o melhor horário para o envio de e-mail marketing parece ser uma das principais razões para o sucesso de uma campanha, mas descobrir isso nem sempre é uma tarefa fácil. http://ecommercenews.com.br/wp-content/uploads/2012/06/relogio-email-294x194.jpgEsse é o tipo de discussão que ocorre quando se fala em e-mail marketing, mas achar que existe uma resposta padrão para todos é desconsiderar as características individuais de cada público.
O melhor horário para envio de email marketing vai depender muito do tipo de público alvo da campanha e até mesmo do produto ou serviço oferecido na mensagem. A taxa de abertura de uma campanha de e-mail marketing e a taxa de conversão dessa campanha estão diretamente relacionadas à propensão do público-alvo em interagir com essa mensagem e por isso, a primeira coisa a ser feita é estudar os hábitos de leitura de email marketing do público-alvo da campanha.

O melhor horário para o envio de e-mail marketing depende do público

Para determinar o melhor horário para o disparo da sua campanha de e-mail marketing em primeiro lugar você deve se colocar no lugar das pessoas para as quais você está enviando a mensagem. O que esta pessoa estará fazendo e qual a sua propensão a consumir a sua mensagem.
Entre os aspectos que devem ser observados para a determinação do melhor horário para envio de e-mails ei citaria:

Profissão – Pessoas que trabalham diretamente em um computador tendem a ler e-mails com mais frequência e por isso o horário comercial seria o mais indicado. Pessoas que não tem acesso tão imediato assim, tendem a ler seus e-mails após o expediente comercial.

Mensagem – Dependendo do tipo de oferta, os finais de semana podem ser mais indicados para o disparo. Pacotes de férias, por exemplo, tendem a ter uma ótima resposta nesses dias, independentemente do horário.

Idade – Algumas pesquisas mostram que o melhor horário para envio de e-mails marketing para o público jovem é o final da tarde, pois este público costuma acessar suas caixas de e-mail neste horário. Durante o dia estão muito ocupados nas redes sociais.
Algumas pesquisas mostram que os horário para envio de email marketing que apresentam a melhor resposta se situam entre 10h e 12h ou então à tarde, entre 14h e 16h, já que a maioria das pessoas que trabalham verificam suas mensagens em horário comercial e nesses horários já devem ter feito a famosa limpeza da caixa de e-mail.

Monitoramento dos melhores horários para envio de e-mails

Outra medida para determinação dos melhores horários para o envio de e-mails é o monitoramento das campanhas pelo painel de estatísticas da empresa de disparo. No painel de ações você pode identificar o horário exato em que sua campanha obteve maior receptividade e conjugando essa informação com as informações sobre conversões no Google Analytics, você tem uma visão exata dos resultados da campanha. É o que falamos em nosso curso de Marketing Digital, uma campanha com monitoramento afinado pode nos dar informações valiosas para o aperfeiçoamento de outras.não

Portanto, temos a resposta para a pergunta. Para determinar qual o melhor horário para envio de e-mail marketing, o primeiro passo é conhecer o seu público-alvo.