Por: Felipe Martins
Em uma loja virtual, onde não há contato
físico do consumidor com os produtos comercializados, é indispensável que o
lojista trabalhe muito bem a descrição dos itens disponíveis na
loja,
buscando ampliar o interesse dos clientes pela negociação.

A importância de uma boa descrição em um produto
ultrapassa a necessidade de apresentá-lo ao consumidor. Tais informativos
auxiliam, inclusive, nas estratégias de marketing digital em sites buscadores,
SEO, possibilitando o alcance de potenciais clientes através das informações
descritas.
Para que sua loja tenha descrições interessantes, diferenciadas
e exclusivas, seguem algumas dicas que valem à pena aplicar em
seu e-commerce:
1. Nada de conteúdo
(re)publicado
Além de prejudicar o posicionamento em buscas
orgânicas, publicar informação de terceiros na descrição de produtos é um
problema grave, inclusive de fabricantes. Isso porque, quando o cliente acessar
as pesquisas da web sobre este produto, encontrará informações idênticas e
muitas vezes inúteis para o seu perfil. Portanto, trabalhe as questões que mais
se enquadram no interesse de seus consumidores; para informações mais técnicas,
apresente o link do fabricante;
2. Descreva com
criatividade
Apresente o produto com criatividade ao seu público
consumidor. Além da forma exclusiva de falar do produto, mostre ao cliente os
benefícios deste em seu dia-a-dia, bem como as condições e vantagens em
adquiri-lo. Por exemplo: “Com este tênis suas corridas matinais não serão as
mesmas…”;
3. Preze pelas
palavras-chave
Trabalhar as palavras-chave nos textos de descrição
é de grande importância para o bom posicionamento da loja virtual nos
buscadores. Além disso, apresentar a marca do produto na descrição pode
facilitar a busca do consumidor. Por exemplo: “Adquiria o mais novo tênis Nike
Shox…”;
4. Informações
detalhadas e importantes
Mostre ao consumidor informações que interessem a
ele, detalhe o produto através do texto, de forma a completar as imagens. Por
exemplo, explique as texturas, as medidas e todas as características úteis do
produto: “Este tênis possui leveza e durabilidade, com a tecnologia que só a
Nike tem…”. Obs: evite dados muito técnicos; nesse caso, apresente o link do
fabricante;
5. Descrição
objetiva
Como já dito, apresente ao consumidor exatamente
aquilo que ele deseja saber. Evite descrições muito longas e informe-o de
maneira objetiva. Exemplo: “Este tênis, com quatro molas traseiras, amortece o
passo e proporciona mais conforto ao caminhar…”
A descrição do produto é uma forma de aproximar o
consumidor das mercadorias e proporcionar segurança a ele, facilitando o
processo de negociação. Aposte em descrições bem trabalhadas e exclusivas, seu
cliente agradece!
Sobre Felipe
Martins: Felipe Martins possui mais de 10 anos de
experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore,
especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Com
ênfase em pequenas e médias empresas atualmente conta com uma carteira de quase
1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
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